quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUIBE DE FORNO LOW CARB

Oie!!

E como vocês vão indo? Eu vou bem.. uma coisa aqui, outra ali...mas na vida a gente aprende duas coisas bem importantes: nada que é bom vem fácil, e infelizmente, em alguns momentos você perceberá que não se pode agradar a todo mundo. 

Mass... vamos falar de coisas boas, que de coisa ruim chega! =)

Hoje postarei duas receitas que funcionaram, e que são versões de receitas cheias de carboidratos, que eu pesquisei aqui, ali.. e elaborei uma versão minha.. que podem ser copiadas e também reinventadas por quem quiser!

A primeira é um quibe de forno, que não perde em nada para o tradicional em sabor. Eu e o Du garantimos!! 



QUIBE DE FORNO LOW CARB
RECEITA

1/2 quilo de patinho moído (é a carne, hein? hehehe.. não peça pro açougueiro moer um pato pequeno, que não é isso) hehe;
sal e pimenta do reino a gosto para temperar a carne;
1 cebola pequena ou 1/2 cebola média;
4 dentes de alho;
1 punhado de hortelã fresca lavada - pode usar salsinha e cebolinha no lugar;
1 colher de sopa de gérmen de trigo;
2 colheres de sopa de fibra de trigo;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
1/4 de xícara de nozes picadinhas - fiz também com castanha do pará;
1 colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta do reino;
1 pitada de lemon pepper;
Requeijão cremoso para rechear.


MODO DE FAZER
Tempere a carne ao seu gosto, com o sal e a pimenta do reino, e reserve na geladeira. Enquanto a carne tempera, misture o germen e a fibra de trigo* em uma vasilha com um pouco de água. Não misture a linhaça junto, ela irá ser incorporada depois. 

Após 30 minutos, você irá drenar a água das farinhas que estavam hidratando, de uma forma bem simples. Com  uma fralda de pano (nova) ou até um pano de prato destes de saco, fininhos, você deve despejar o conteúdo, fechar como uma trouxinha e torcer, até sair toda a água possível. Irá sobrar a mitura das farinhas no pano, é só reservar para misturar no preparo. 

Pode agora acender o fogão, em temperatura média. Pique bem picadinhos a cebola e o alho, a hortelã e o temperos juntamente. Eu usei o processadorzinho, achei mais prático. Para preparar o quibe, misture à carne moída à mistura de farinhas, adicione a farinha de linhaça, a cebola, alho, hortelã, nozes e temperos, e com as mãos bem limpas - aqui não há instrumento melhor - amasse bem tudo até estar homogêneo. 

Unte com azeite uma assadeira de tamanho pequeno, de 25 por 25, ou retangular equvalente à esta área, e coloque metade do quibe, ajeitando com a mão até estar bem acoplado - grrr hahaha - e então, coloque uma camada, da espessura que seu coração mandar, de requeijão cremoso. Tem que ser o tipo 'catupiri'. Aquele mais líquido vai prejudicar o resultado final. Se quiser, espalhe mais um pouco de nozes por cima. E com cuidado, coloque a outra metade do quibe por cima, ajeitando bem com as mãos. 

Faça os riscos com uma faca, de leve, em cima do quibe, para demarcar onde serão cortados os pedaços, e regue com azeite estes riscos. Um fiozinho já basta. Pode decorar o quibe todo com uma noz por cima de cada quadradinho também. 

Asse em forno médio por 25 a 30 minutos, ou, até dourar levemente em cima. E tá pronto!! Muito gostoso e supersaudável. 

Carboidratos: 
Receita inteira: 12,5g
Por 1/8: 1,5

Bom apetite! 

*ambos são provenientes do trigo, mas contém muito pouco carboidrato, e são mais naturais.

2 comentários:

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)