sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA LOW CARB

Oee!

Estava sentindo uma certa lombriga de comer uma coisa que eu comi poucas vezes na vida, mas que gostei muito nestas ocasiões: Escondidinho de Carne Seca. 

Mas... essa receita tem uma certa boa quantidade de carboidratos. Muitos g por porção! Isso porque, a receita original leva, além da carne seca, ou mandioca ou batata...e aí? Que fazer?

Uma invençãozinha, ué! 

O que vocês acham que eu usei pra fazer o purê?? 



ESCONDIDINHO DE CARNE SECA LOW CARB

RECEITA
  • 500g de abóbora do tipo japonesa
  • 200g de couve flor
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • sal a gosto (umas 3 colheres de sopa)
  • azeite a gosto (aí, fica mesmo a gosto)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de alho em pó ou outro temperinho que agrade 
  • pimenta a gosto
  • 800g de carne seca dessalgada e com o mínimo possível de gordura - se essa tarefa é difícil pra você, assim como é pra mim, compra 2 dessa aqui que funciona muito bem!
  • 1 cebola grande cortada em tirinhas - é só cortar ela em rodelas finas e cortar as rodelas ao meio, no sentido longitudinal e destacar as tirinhas.
  • 1 pacotinho de queijo ralado para gratinar


MODO DE FAZER

Preaqueça o forno na temperatura média. Cozinhe em água com um fio de azeite e um pouquinho de sal a abóbora e a couve flor, a abóbora até estar macia e em ponto de amassar para fazer purê, e a couve flor, quase até desmanchar, bem macia mesmo. Isso dá uns 20 min aproximadamente. Amasse a abóbora e reserve. Bata com um mixer a couve flor misturando aos poucos o creme de leite. Isso virará uma pasta, parecida com um purê de batata mole. 

No fogo, derreta 1 colher de sopa de manteiga e adicione a abóbora, mexendo até incorporar tudo. Junte a mistura de couve flor e acerte azeite, alho em pó e sal. Mexa com uma colher grande ou um fuet e experimente para saber se está ok. Reserve. 

Em uma frigideira alta e grande, derreta a manteiga e doure a cebola com um pouco de sal. Quando estiver com cor de caramelo clarinho, junte a carne e mexa até incorporar tudo bonitinho. Acerte a pimenta e o sal, e desligue o fogo.

Em um refratário de vidro - ou mesmo uma fôrma normal - inicie a montagem do prato: uma camada de purê, uma de carne no meio e uma outra de purê em cima. Jogue em cima de tudo o queijo ralado. Fica assim: 


Coloque no forno pra gratinar, aqui foram cerca de 25 min, e aí é só comer feliz, feliz!! Esperavam que teria couve flor? O sabor é de abóbora super suave, nem se sente a couve. Ficou bem bom!

Carboidratos:
Receita completa> 26g
Porção (dá 6 porções muito grandes)> 6g

é isso! Bom fim de semana e feriadinho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)