segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cheesecake - low carb style





Oi!! 



Decidi estes dias que queria fazer um blog de comidas.. tenho gostado bastante de cozinhar e inventar pratos... Assim, hoje começa o meu diário de receitas, no qual eu irei postar tudo o que der certo na minha cozinha! 

Serão testadas receitas de forma geral, e também receitas para dieta, especialmente dietas low carb (de baixo carboidrato).

Pra você que veio visitar minha cozinha, seja bem vindo/a! =) 

A primeira receita que posto, é a de um Cheesecake que eu fiz no início desse ano. 


Estava no comecinho da dieta, e com uma vontade desesperada de um doce cremoso e gelado.. já tinha tentado diversas receitas de Cheesecakes low carb, mas todas tinham dado errado.. dessa vez, pesquisei algumas receitas na internet, e adaptei de uma que vi em um fórum!

Tente fazer, e depois conte se funcionou!




CHEESECAKE - LOW CARB STYLE

INGREDIENTES
3 embalagens de 150g de cream cheese;
1 embalagem de creme de ricota;
250 ml de sour cream, creme azedo (quem não encontrar, fiz misturando creme de leite fresco, 2 colheres de sopa de suco de limão e 1 pitada de sal. Deixe descansar por uns 45 minutos e depois 2 hrs na geladeira, que ficará pronto para o uso); 
umas 50, 60 gotas de adoçante líquido + uma colherzinha de chá de adoçante culinário. (eu ia colocando e experimentando, para saber se estava bom)
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de chá de suco de limão;
3 ovos .
CALDA
1/4 de um pacotinho de suco frutas vermelhas da clight (0 carbs) 
1/2 xícara de água 
2 colheres de sopa de suco de limão 
1 colher de sopa de geléia de amora (a marca HUE tem apenas 1,8 carbs por colher de sopa)

Importante> os ovos e o cream cheese DEVEM estar em temperatura ambiente antes de começar. 

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno a uma temperatura de 160 a 180 graus. 
Bata em velocidade média o cream cheese e a ricota, até perceber que estão homogêneos e cremosos; adicione o adoçante, como eu disse, pode ser aos poucos, e vá experimentando para ver se está do seu gosto. 
Com a batedeira ligada na velocidade média ainda, vá adicionando os ovos. IMPORTANTE - um de cada vez, coloque um, bata um pouquinho, coloque o outro, e assim por diante. 
Ao adicionar os ovos, junte à mistura o suco de limão e a baunilha, na batedeira média ainda, e por fim, junte o sour cream. Bata só mais um pouquinho, rapidamente, pra incorporar, e aí pronto.
Experimente pra saber se está bom, e coloque em uma assadeira de aro removível, de 25 cm (pra ficar altão!) cubra com papel alumínio e leve ao forno. Deixe por 1h aproximadamente do forno. Se não colocar o papel em cima, verá que ele começa a dourar um pouquinho, e que no centro fica firme. Desligue o forno, e deixe ele entreaberto (coloca um paninho, uma rolha) para o cheesecake ir lentamente esfriando.
Após uma meia hr, pode cobrir e levar pra geladeira. Aí pode fazer a calda, é só juntar tds ingredientes e ferver um minutinho, ou menos. Põe pra gelar também, e só coloque em cima do cheese cake quando for servir. 
Pra ficar bom mesmo, e tranquilo para cortar, o ideal é deixar 24 hrs.. mas umas 12 hrs já dá… tem que ser paciente.. hehehe.. mas juro muito que super vale a pena! =) 

Carboidratos
doce inteiro>  24,5g
por pedaço de doce (se cortar em 8 pedaços)> 3g 

Dica: para esta e para as próximas receitas, é ideal utilizar colheres e copo medidor. Facilita bastante e há menor chances de sair errado! 
=)

4 comentários:

  1. Maravilha!... Estou vendo que você tem o nosso DNA mesmo, os genes da vó Nair, da sua avó e meus!! Amamos cozinhar né! Que este blog seja um sucesso total para nós que queremos experimentar as suas receitas e nos deliciar com elas!... Mamaen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ipa!! Onigaada maen.. mas se eu gosto de cozinhar e aprendi algo que pratico hoje, é muito graças à vc!! Eu lembro que vc falava> vai, fica aí do lado pra aprender.. ou se não, pedia pra eu cortar a cebola, os legumes, e eu adorava! =D Tomara que eu tenha mtas idéias de receitas sempre pra que o blog possa durar bastante!

      Excluir
  2. Para mim seu blog já é de Receita Gabe. POIS É FANTÁSTICO. Tem uma lista de receitas suas que quero fazer auhauhauhauh. Parabéns!!! Essa é meio complicada, mas vou fazer sim. :D (acho que para o Natal já hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Reiner!!! Poxa, brigada!!!! =D fiquei muito feliz com os elogios! ;)
      Faz sim, que na verdade, apesar de complicadinha pq leva tempo e tal, como eu disse vale 100% a pena!! =D

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)