segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CHIPS DE ABOBRINHA - 100% PALEO, LOW CARB & GLUTENFREE

Oie!!

Segunda receitinha do dia! Hoje vou iniciar uma série de receitas, todas salgadas, que faz tempo que não aparece alguma por aqui. Chamo de série pois todas levam o mesmo ingrediente, que é super versátil, 100% paleo, natural, delícia, barato, low carb.. enfim, tudo o que queremos! =)

É a abobrinha. Pode ser a italiana ou mesmo a brasileira. Ambas são muito similares, em todos os aspectos, o que muda mesmo é uma curvinha no formato da brasileira, que não tem no da italiana. 

A primeira receita que eu posto, derivou de uma imensa vontade de comer batatinha chips. Eu já havia feito outros petiscos assim, no microondas (peperoni.. tente, que você não vai se arrepender) e pensei porque não tentar com a abobrinha? Já havia tentado anteriormente no formo, e não sei por que motivo nunca deu certo.. ou torrava, ou ficava mole, ou grudava na forma (mesmo a de silicone!). Então, quis dar uma chance ao microondas, e acho que essa é a melhor ferramenta para a receita. 

Tentei e deu tão certo, que acabei fazendo umas 5 vezes seguidas, no mesmo dia! Fica delicioso, crocante e, mesmo que você não goste de abobrinha, sugiro muito que experimente. 

Vamos lá??



CHIPS DE ABOBRINHA - 100% PALEO, LOW CARB & GLUTENFREE
500g de abobrinha italiana;
azeite ou manteiga;
sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE FAZER
Inicialmente, corte sua abobrinha em rodelas, de aproximadamente um pouco menos que meio cm de espessura. Não pode ser nem muito grossa, nem muito fina. 

Com a ajuda de papel absorvente, seque bem as fatias de abobrinha. Essa parte dá um pouquinho de trabalho, pois depois de cortar todas as abobrinhas, vc colocará uma por uma no papel absorvente, pra secar. Se você encontrar já cortadas, é mais fácil, pq normalmente já vem bem sequinha. 

No próprio prato de vidro do microondas, espalhe azeite ou manteiga, em uma camada fina. Posicione então as fatias de abobrinha uma ao lado da outra, sem deixar espaço (elas irão desidratar, então não tem problemas ficarem assim). 

Pincele mais azeite ou manteiga por cima das abobrinhas. Salpique um pouquinho bem pouquinho de sal e menos ainda de pimenta do reino em cima, deve ser pouquinho, pois quando desidrata, fica beeem salgado já. A minha primeira leva ficou assim, e aí fui ajustando.

No meu microondas, ao todo foram 12 minutos, potência normal. Pode ser que seja menos no seu.. então sugiro deixar por 5 minutos, olhar, e depois ir de 2 em 2 minutos até ficar com a aparência da foto. Mais que isso, queima, e menos que isso, fica mole. 

Retire os chips com cuidado (vai estar beeeem quente), e coloque em um prato com papel absorvente. Depois de um, dois minutinhos, terá secado e você poderá comer seus chips deliciosos e crocantes! 

Como irá desidratar, é importante saber que não rende tanto. Mas vale super a pena fazer uma, duas, três vezes pra vc comer enquanto vê um filminho. 



Carboidratos:
500g: 14g aproximadamente

Beijos e até a próxima receita com abobrinha!!


9 comentários:

  1. Oi Gabe
    Você segue qual dieta, ou nenhuma especificamente?
    Comecei com a Dukan, não queria emagrecer muito, mas parei de fumar, engordei e fiquei com medo de engordar mais.
    Só que não faço zaro gordura como a Dukan, só reduzindo carboidrato mesmo.
    Tenho 3 perguntas :)
    Você faz low carb quanto tempo ja?
    Perdeu e continua perdendo peso, ou estabilizou bem mais baixo do que começou?
    E qual a média de gramas de carboidrato que come por dia?
    Amanhã venho ver se você respondeu.
    Adorei teu blog|!
    Bjo,
    Teca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Teca, tudo bom??
      Fiquei feliz que gostou do blog! =)

      Eu na realidade não fiz nenhuma dieta específica. Sempre segui o princípio de comer poucos carboidratos, de 10g a 50g por dia, e bastante gordura animal principalmente, isso na época que decidi emagrecer. Depois que soube mais sobre os princípios da dieta paleolítica, comecei a comer coisas mais naturais e não industrializadas. Ao todo, emagreci 26 quilos, em 9 meses. Venho mantendo há 1 ano e meio. Atualmente, como cerca de 100g por dia de carb, mas por que estou mantendo. Se percebo que inchei por algum motivo, engordei um quilinho, desço pra 20g. É uma conta que funciona pra mim, precisa testar pra ver se funciona pra vc também!! Beijos!!

      Excluir
    2. Obrigada Gabe! Vou fazer bem isto, ver o quanto posso comer de carboidrato sem engordar. Já emagreci o que queria, era pouquinho e estava totalmente empacada, não perdia nem meio quilo. Mas consegui. Agora vou fazer como você, testar a quantidade de carbo que posso comer pra tentar não engordar. Venho sempre aqui ver teu blog :) Já to acompanhando também! Beijo!

      Excluir
    3. Oie Teca! Isso, não tem formula mágica mesmo.. tem o quanto seu corpo precisa =) obrigada pelas visitas, venha sim, sempre!! Beijos!

      Excluir
  2. Quem quiser saber mais sobre low-carb entra no grupo: https://www.facebook.com/groups/323001571143635/

    ResponderExcluir
  3. show amei seu blog estou seguindo ... receita ótima =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Simone!!
      Que bom que gostou, fico feliz!! Volte sempre =)
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Gabe,
    Adorei o blog, vc teria alguma receita com bananas verdes, (biomassa)?
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Karla, tudo bem? Ainda não testei nenhuma receitinha.. mas assim que fizer, postarei aqui! :) Obrigada pela visita!!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)