sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TORTA HOLANDESA LOW CARB

Oie!!

E como vocês estão? Eu estou bem! Parece que tem semanas que tudo que pode e que não pode acontecer, acontece! Essa semana foi assim, mas já acabou, e foi uma semana estranha.. então não tivemos muitas receitas, somente esta.. (a do docinho de ontem fiz há mais tempo).

Bem, falando de receitas, a última receita de torta postada aqui, a No Bake Cheesecake, fez sucesso em casa. Tanto que acabou em menos de uma semana. Falando sobre a receita, pensamos se não seria possível fazer torta holandesa..

Comecei a pensar no que deveria ir em uma torta holandesa, já que eu nunca havia lido uma receita, e concluí que deveria ir  manteiga e creme de leite. Quando fui pesquisar, vi que o recheio era exatamente assim, só que claro, com açúcar, e havia receitas com leite condensado também.

A base a gente pode sempre adaptar pras bases low carb, e a cobertura, com chocolate amargo. Pra adoçar, adoçante. 

Fiquei o fim de semana inteiro com a torta na cabeça, e segunda decidi fazer! Já que o Du se ofereceu pra fazer o jantar, eu fiquei mesmo com a sobremesa.

Acho que essa é a receita mais comprida do blog! Hehe.. mas... apesar de ter muitos passos, e parecer complicada, não leva tanto tempo para fazer e são passos
simples.



TORTA HOLANDESA LOW CARB
Para a massa:
2 xícaras de farinha de amêndoas;
1/2 xícara de farinha de côco;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
1 colher de sopa de cacau em pó;
1 colher de chá de fermento royal;
1 colher de café de goma xantana;
1/2 xícara (se precisar, mais um pouco), de manteiga;
Gotas de adoçante;
1 colher de chá de essência de baunilha;

Para o recheio:
300g de manteiga de boa qualidade sem sal em temperatura ambiente;
300ml de creme de leite fresco gelado;
1/4 de xícara de adoçante granular de sucralose;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 colher de chá de essência de caramelo;
aproximadamente 30 gotas de adoçante zero cal;
aproximadamente 30 gotas de adoçante de sucralose;
1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor e sem cor;
1/2 xícara de água.

Para a cobertura:
100g de chocolate amargo de boa qualidade;
200ml de creme de leite fresco;
Caso ache necessário, algumas gotinhas de adoçante, se o seu chocolate for muito amargo.

Para as bolachinhas:
Após cobrir sua forma de aro removível, separe o que resta da farofa/massa para fazer as bolachinhas.
Acho que da próxima vez, farei outra massa para as bolachas pq ficaram meio quebradiças.
60g de chocolate amargo.



MODO DE FAZER
Prepare antes a massa e as bolachinhas. preaqueça o forno em temperatura média.
Junte todos os ingredientes secos da massa e aos poucos, vá adicionando a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa que dê pra moldar bem com a mão.

Com a farofa, cubra o fundo de uma fôrma de fundo removívelde no de até no máximo 25cm de raio, deixando a massinha com cerca de meio cm na forma. aperte bem, faça alguns furinhos com o garfo, e faça as bolachinhas. 

Pegue cerca de uma colher de sobremesa de massa por vez, e molde em circulos iguais. Sugiro usar uma forma de pizza de silicone, pq como são fininhas, assim você garante que não irão grudar.

Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, e retire, deixando esfriar bem. Reserve. Para as bolachinhas, derreta em microondas por 30 segundos - mexa - 30 segundos e mexa de novo - o chocolate, e com uma colher, passe em cima das bolachinhas pra simular a bolacha da torta tradicional.

Faça cerca de 16 bolachinhas (a minha deu menos, pq 4 bolachas quebraram, por isso quero testar outra massa), e reserve na geladeira, assim o chocolate endurecerá.

Incie o recheio. Bata em batedeira a manteiga com o adoçante granular até que esteja bem clarinha e fofa. Foram cerca de 10 minutos.

Após isso, junte as essências, os outros adoçantes e a gelatina hidratada na água - junte em um potinho que vá ao microondas a gelatina + água, e apos 1 minuto, leve por 15 segundos no microondas. Se estiver muito quente, coloque um tico de água fria.

Bata a manteiga mais um pouco e reserve. Em uma tigela separada, e com sua batedeira limpa, bata o creme de leite até virar chantilly, e com cuidado, vá incorporando aos poucos no creme de manteiga, com uma espátula, fazendo movimentos de cima para baixo.

Quando estiver bem incorporado, pode despejar o recheio na massa da torta, já fria, e alise bem com uma colher.

Leve por cerca de 1 hora na geladeira, e após esse tempo, prepare a cobertura. Derreta no microondas o chocolate, e vá adicionando aos poucos, o creme de leite aquecido, com bastante calma, vá mexendo e unindo até formar um creme de chocolate liso.

Caso sua ganache desande (aconteceu comigo) e fique meio granulada, não se desepere! Hehehe.. tem salvação. Esfrie ela um pouco na geladeira, e vá adicionando mais um pouco de creme de leite já frio também, e mexendo com um fuet ou colher. Voltou a virar ganache normal.

Bem, cobertura feita, despeje na torta, que ainda estará na fôrma. Leve de novo pra gelar, por cerca de 30 minutos no freezer (pode ser 1h na geladeira tb).

E aí, desenforme, com cuidado as laterais da torta e 'cole' na lateral toda as bolachinhas já preparadas!

E pronto!!!
=D

Carboidratos
Torta inteira: 60g
Por 1/16: 3,75g

Um pedaço por dia, em uma casa com 2 pessoas, é torta pra 1 semana!

Algumas considerações sobre a torta:  
O sabor ficou bom..o Du amou! Mas foi um teste inicial, e prefiro fazer de novo, omitindo a gelatina.. usei pois não tinha certeza de que ficaria firme o bastante. Também vou fazer com outra massa a bolacha, pra ficar mais firme.

De qualquer forma, é só tirar 10 minutinhos pra fora da geladeira antes de servir, que ficará macia e saborosa! =)

Beijos, bom final de semana!!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Simone, farinha de coco se vendo em loja de produtos natais pronta e também tem como fazer em casa e não é difícil, procure na net tem vários sites que ensinam como fazer em cada.

      Excluir
    2. Farinha de coco caseira. http://diaadialowcarb.com.br/farinha-creme-e-leite-de-coco/

      Excluir
    3. Edna e Reiner!! Muuuito obrigada por responderem! =0)
      Beijos!

      Excluir
  2. Amo torta holandesa e agora com essa receita maravilhosa com certeza vou fazer em breve e volto aqui para postar, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Faz sim, e depois me fala como ficou, Edna!! =) Obrigada pela visita!! Beijos!

      Excluir
  3. Que massa. Doido para fazer *.*

    Gabe, os biscoitos pode ser resolvido adicionando ovos, pelo menos com o biscoito de coco que eu faço só resolveu assim. farinha e manteiga quebravam, colocava um ovo para cada 150g de farinha e resolveu o problema hehehehe. EXCELENTE RECEITA :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Reiner!! Que bom que gostou!! =D Já fez? Eu sei do ovo, mas na verdade, não quis colocar pq queria que durasse mais, se colocar ovo, dura menos tempo =/
      Quando fizer, quero ver a foto!! Bjos!

      Excluir
  4. Olá.. Gostei muito da receita, mas acho que não terei tempo nem paciência para fazer. Você faz pra mim e manda pelos Correios? Pago bem.... :)

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)