terça-feira, 25 de junho de 2013

CREME BRULÉE - LOW CARB

Oie!!

Ainda é terça? Tenho as vezes a sensação de que a semana demora tanto pra passar.. e quando passa, que passou rápido demais. 

Hoje tive um pensamento meio gordo, de querer um doce confortável pra comer de noite. Rapidamente lembrei de creme brulée que é aquela sobremesa cremosa, de baunilha, creme e ovos, com uma casquinha crocante de açúcar queimado por cima.

Mas como lidar? Hm.. a base do creme é bem possível de ser adaptada para uma receita low carb.. o problema é a casquinha.... 



Problema nada!! Pra isso que inventaram a frutose.. hehe.. =) um tico não faz mal a ninguém!!


Vamos então à receita!



CREME BRULÉE LOW CARB

RECEITA
Creme
2 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco;
4 gemas de ovos;
2 colheres de sopa de adoçante que possa ir ao forno (gosto de sucralose);
1 colher de sopa de essência de baunilha (se puder usar a fava, use as sementinhas de 1 fava inteira.. é o ideal, mas estava 30 reais no supermercado! Muito superfaturada.. =// );
4 gotinhas de essência pura de laranja;
10 gotinhas de adoçante líquido para complementar o dulçor;
Para caramelizar
2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo + 2 colheres de sobremesa de frutose;
Um tico de canela pra salpicar por cima (opcional).

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno em temperatura baixa (aqui, foram 180 graus, mas pode depender de forno pra forno). Unte com manteiga 4 ramequins ou forminhas refratárias, com capacidade média de 1 xícara de chá - como esse da foto. Disponha os ramequins em uma assadeira que dê para cobrir com água, até a altura da metade dos potinhos.

Inicie o preparo do creme. Aqueça em uma panela todos os ingredientes do creme até levantar vapor. Não deixe ferver! Desligue o forno e bata as gemas em batedeira, em uma tigela relativamente grande, até que fiquem fofinhas e amarelo claro. 

Pegue uma colher de sopa do creme quente (se perdeu o vapor, ligue o fogo novamente, até sair vapor de novo, e desligue), e adicione às gemas, batendo sem parar com um fuet. Isso é muito importante! Caso você não pare de bater, o ovo pode cozinhar, ou melhor dizendo, coagular, e vc perderá a receita - e 4 gemas!

Como eu ia dizendo, faça uma vez a temperagem com a colher de creme quente, e mais algumas 3, 4  vezes... sempre mexendo, e aos poucos vá despejando o restante do creme, sempre mexendo. Vai ficar um creme bem líquido no final. 



Aí, é só preencher os ramequins até um dedo da boca, e colocar no forno em banho maria. Eu prefiro sempre colocar a forma no forno e só aí com cuidado e com uma chaleirinha, preencher de água. 


No meu forno, ficou cerca de 28 minutos. Pode ser menos ou mais, levemente. O melhor indicador é quando seus potinhos estiverem com coloração amarelinho clara, e com consistência ainda mole, mas de flan ou pudim de leite quando sai do forno. 

Deixe esfriar por completo e leve à geladeira. Aqui em casa, 20 minutinhos de geladeira bastaram. Após isso, vamos à cobertura!

Para o caramelo, como eu não tenho maçarico, derreti em uma frigideirinha antiaderente as colheres de açúcar mascavo e de adoçante com um pouquinho só de água, e quando dourou, despejei por igual nos potinhos. 

Espere alguns minutinhos até que a casquinha endureça e pronto!! Delíiicia!! Arrisco dizer que foi o doce mais gostoso que eu já fiz! ;D 

Carboidratos>
Receita completa: 20g 
Por 1/4: 4g. 

Como é necessário a frutose + açúcar pra caramelar, a quantidade de carbs aumenta um pouquinho. O doce em si é 100% zero carb, e se você gostar, pode comer só o creme, sem o caramelo por cima!!

Beijos!!

2 comentários:

  1. Adorei sua receita. Muito simples <3 Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Giovanna!! Que bom que gotou!! Se tentar, me fale se ficou bom!! =) beijos!!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)