quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

RECEITA 2 EM 1 - MOUSSE E PICOLÉ DE CHOCOLATE LOW CARB.

Oiee amiguinhos! Hehehe.. adivinhem só o que estou assistindo? Isso mesmo! Ponto pra quem acertou!

Bem, agora o ano iniciou.. sempre digo que é só depois do meu aniversário, que foi ontem dia 07/01, que o ano definitivamente passa a valer.. já que foram dias um tanto lentos. Aproveitei uma semana na casa da vó Janice com a mamae, a vó, o vô, os irmãos, pena que tudo parece passar tão rápido.. :( agora tudo começa outra vez!! E é por este motivo, posto essa receitinha dupla somente hoje...

No fim de ano fiz algumas receitas, no natal e no ano novo. Ao todo foram 4: cheesecake com cobertura de morango, mousse de morango, mousse de coco com calda de frutas vermelhas e mousse de chocolate com whisky. A mousse de morango irei postar aqui também, a cheesecake já tem no blog (é só procurar na ferramenta de busca) e a de coco, como não tirei foto boa, não vou postar por enquanto (também acho que precisa ser melhorada).

Hoje a receitinha é a mousse de chocolate com whisky, que ficou saborosa, e diferente da mousse de chocolate que já postei aqui anteriormente. Ficou mais suave e aveludada, e com sabor delícia!! Falei que a receita seria dupla, pois a mousse serviu de picolé, num dia super quente! =)

 


MOUSSE E PICOLÉ DE CHOCOLATE LOW CARB
500ml de creme de leite fresco;
150g de chocolate 85%;
1 colher de chá de gelatina em pó sem cor e sem sabor;
1/4 de xícara de água;
1/4 de whisky/bourbon de boa qualidade; 
Adoçante a gosto (usei uma colher de chá de adoçante líquido de sucralose.

MODO DE FAZER
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria, sendo que no microondas você deve levar em um refratário por 30 segundos, retirar, mexer, mais 30 segundos, e se precisar, mais 30. No calorzão que tem feito, 2 vezes bastam. 

Juntar 200ml do creme de leite fresco morno a este chocolate, e faça uma ganache, mexendo levmente, e por último, junte o whisky. Deixe esfriar um pouco e reserve. Prepare a gelatina, polvilhando sobre a água, e, após 1 minuto, leve por 20 segundos ao microondas. Reserve.

Bata o restante do creme de leite com o adoçante até ficar um chantilly firme. Cuidado que é um ponto antes de começar a virar manteiga. Quando você perceber que as pás da batedeira começam a girar mais lentamente (isso é muito sutil), desligue. 

Agora, junte a gelatina derretida ao creme, misturando com movimentos de cima para baixo levemente pra não perder o ar do chantilly. Junte então a ganache, fazendo o mesmo movimento, sem muita pressa. Leve à geladeira, por cerca de 4 horas e pronto! 

Como eu disse, a mousse virou picolé. Isso porque, essa receita rende bastante, e quando percebi, após a ceia havia sobrado muita sobremesa. E ainda estava um calor odioso! Coloquei então a mousse em forminhas de picolé e levei pro freezer, por cerca de 3 horas. Ficou bem macio (provavelmente por conta do whisky e pela gordura do creme) e delicioso!! O Du disse que foi o mais gostoso que ele comeu dos que eu fiz!

Tenho certeza que se você fizer, não vai se arrepender!! Além de render bem - mesmo fazendo 8 picolés, sobrou mousse - dura bem na geladeira. Hoje terminei a mousse, e estava bem saborosa ainda. 

Carboidratos:
Receita completa: 22g
Neste caso, é difícil dizer quantas porções rendeu, mas se eu pensar em uma conta rápida, foram cerca de 12 porções: 1,8g.
  
Ah! Procurando no instagram, achei essa foto aqui embaixo, que até aparece a mousse de coco e a calda de morango.. a mousse mais escura é de chocolate também, mas com açúcar, foi minha sogra que fez:


Beijos e feliz ano novo pra todos!! =) E em breve, postarei a mousse de morango!

6 comentários:

  1. Oi Gabe! Seria 1/4 de xícara de whisky!?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane, bom dia! Sim sim, é whisky! Dará sabor e não deixará cristalizar qnd congelado! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabe! Obrigada pela resposta! Sou a Cristiane, do comentário acima ...
    Na realidade, a minha dúvida era apenas em relação à unidade de medida mesmo, na receita está 1/4 de whisky mas não menciona se é de xícara ou outra medida ...
    Comecei o estilo LCHF há pouco mais de um mês e estou adorando, provavelmente será meu novo estilo de alimentação e de vida! As suas receitas, juntamente com as do Reiner tem me ajudado muito! Muito obrigada!
    Bora tentar fazer então ... e comer sem culpa! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cristiane!! Desculpa, eu tinha entendido errado!! :) eh 1/4 de xícara sim, ou 4 colheres de sopa. Fico super feliz que as receitas tem
      ajudado de alguma forma, venha sempre!! Beijos!!

      Excluir
  4. Certamente estarei sempre por aqui Gabe! Ainda que não comente ... rsrs
    Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)