quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

FUDGE LOW CARB DE CHOCOLATE COM NOZES

Oiee pessoal!


Tudo beleza com vocês? Espero que sim! A semana mal começou e veja, amanhã já é quinta. Medo dessa velocidade maluca que é o tempo. 


Nessa semana teve a minha amada TPM. Uma das responsáveis por ter o marcador 'comfort food' aqui no blog heheh...e como sempre, a vontade de um chocolate macio, e ao mesmo tempo crocante, e aveludado e feliz, me fizeram pensar em um fudge (que, fui pesquisar, e encontrei essa definição do wikipedia, e olha, a fotinho tá bem fiel ao que eu fiz ehehe). 

Até então, nunca tinha feito, e pensava que só poderia fazer com leite condensado. Lembrei então que existem os turróns espanhóis... que são basicamente um doce feito com açúcar, clara de ovos, e muitas vezes, manteiga de amêndoas, que pode levar chocolate, castanhas, nozes, etc. E não é que o turrón é um tipo de fudge??

Bom chega de conversa, e veja abaixo a delícia e sua receitinha, pra comer feliz!!



FUDGE LOW CARB DE CHOCOLATE COM NOZES
200g de chocolate 85% cacau;
200ml de creme de leite fresco;
50g de manteiga sem sal;
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional, de laranja fica bom também);
1/2 xícara de  amendoim torrado levemente e sem pele;
1/2 xícara de amêndoas torradas levemente;
1/2 xícara de adoçante granular de sucralose;
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente;
1 colher de café de flor de sal.

MODO DE FAZER
Prepare uma forma quadrada de 25cm de raio ou retangular como a minha, de 20cm por 30cm, com papel manteiga. 

Primeiramente, você deve fazer as manteigas de amendoim e de amêndoa. Caso prefira, pode usar só o amendoim ou só a amêndoa (especialmente se vc for mais páleo, e não consumir amendoim). Para isso, divida os 50g de manteiga em 2 partes e faça as manteigas, misturando o amendoim com a manteiga em temperatura ambiente, batendo no processador ou liquidificador, até virar um creme, e depois, faça o mesmo com as amêndoas. A manteiga aqui é para acelerar o processo e deixar o seu fudge ainda mais macio. 

Misture as manteigas de amendoim e amêndoa em uma tigela com o adoçante e a baunilha e mexa até incorporar bem. Reserve. Derreta o chocolate em banho maria junto com o creme de leite, mexendo com leveza, até formar a ganache. Você pode também derreter o chocolate em microondas, de 30 em 30 segundos, mexendo na metade do tempo, e juntar o creme de leite aquecido depois, misturando bem. 

Junte a ganache à mistura de manteigas e misture muito bem, incorporando tudo. Despeje na forma já preparada, e por cima espalhe as nozes picadas e pitadas da flor de sal. Se não quiser, não precisa pôr o sal, mas dá um saborzinho a mais, bem gostoso. Na minha forma, ficou com cerca de 1cm e meio de altura, assim:



Leve ao freezer por cerca de 30 minutos, ou até perceber que endureceu, e então corte em pedaços pequenos. Eu cortei em quadradinhos de 2 cm, que renderam aproximadamente 90 pedacinhos de amor e alegria, mas vai do seu gosto. Importante: deve ser mantido na geladeira, pois fica bem amolecido em temperatura ambiente, já que vai manteiga de monte. =)

Agora, vejam essa foto e me digam se não parece a coisa mais macia, meiga, doce e suculenta de chocolate que já viram? Hehe.. nem de longe parece algo que não tem açúcar. Sabe o que é isso? A gordura natural dos alimentos.. é ela que dá essa aparência linda e o sabor delícia! (ok me empolguei hehe) ;)



Carboidratos:
receita inteira: aprox. 54g
Por 1/90: 0,6g

Beijos e até a próxima receita, que será salgada!! 



2 comentários:

  1. Amei Gabeeeee, aliás várias coisas me interessam por aqui.

    Bjs
    #Garotinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Garotinha!! Que bom que gostou!! =D Faz esse docinho que e um negóocio de bom!! =D beijitos!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)