quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

BOLACHA RECHEADA DE LIMÃO LOW CARB

Olá pessoal!! Como é? Tudo certo?
Espero que sim!

Essas semanas tenho cozinhado bastante.. pra ocupar a mente, e me ajuda bastante! São nesses momentos que uma inspiraçãozinha boba, tipo, ver um limão amarelinho e lindo dar vontade de fazer uma bolachinha que nem essa que eu fiz aí embaixo! =D

Ficou gostosinha, mas tem um detalhe. Você deve comer no dia, por dois motivos: é delícia demais, divida com a família e amigos, e não vai sobrar pra amanhã, e, não deixe sobrar pois não fica tão gostosa a textura no dia seguinte (fica mais parecido com um marzipã, todo maciosinho. Há quem goste).

Foi uma receita inventada na hora, e funcionou. No entanto, talvez precise de alguma melhoria futura - pra que fique crocante também no dia seguinte. Mas que ficou boa, ficou!! 




BOLACHA RECHEADA DE LIMÃO LOW CARB
BOLACHINHAS
1 xícara de farinha de amêndoas;
3 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
3 colheres de sopa de cream cheese em temperatura ambiente;
4 colheres de sopa de adoçante granular de sucralose;
1 colher de chá de raspas de limão - o que preferir, usei o siciliano;
1 colher de café de goma xantana;
1 colher de café de essência de baunilha;
1 colher de café de óleo essencial de limão.
RECHEIO
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de cream cheese;
3 colheres de sopa de  adoçante granular de sucralose;
1 colher de café de óleo essencial de limão;
1 colher de café de óleo essencial de laranja;

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno em temperatura média e prepare a massa. Junte todos os ingredientes da massa com as pontas dos dedos ou com uma colher firme. Após unir bem, leve por 10 minutinhos para a geladeira para firmar. Faça bolinhas com as mãos, e achate-as levemente, as minhas fiz mais ou menos círculos de 4cm. 

Disponha as massinhas em uma fôrma antiaderente ou de silicone (caso não tenha, cubra com papel manteiga) e leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos, no máximo. Cuidado pra não queimar, pois são bolachinhas finas. Fica pronto quando as bordinhas estiverem cor de caramelo claro e em cima estiver sequinho.

Deixe esfriar e com cuidado retire da forma, pois são delicadas e podem quebrar. Leve à geladeira, enquanto prepara o recheio. É só bater tudo na batedeira até virar um creminho fofo. 

A receita conforme acima rende 22 disquinhos de bolacha, e consequentemente, 11 bolachinhas recheadas. Esse tanto de creme dá pra rechear todas e não sobra, eu usei uma colher de chá pra rechear.

E pronto! Ficam crocantes por fora e macias por dentro, bem como azedinhas e doces na medida certa também!! Mas lembre-se de que na hora é bem melhor do que guardar pro dia seguinte. Ah! E com esse recheio, você pode cobrir e rechear bolinhos também!!

                              

Carboidratos:
Receita completa da massa: 13g
Receita completa do recheio: 5g
Por bolachinha:1,6g

Beijos, até a próxima receita!!

4 comentários:

  1. ola.. nao sigo a dieta paleo low carb, ainda.. mas gosto muito das receitas low carb, esse eu amei e vou tentar fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosi!! Tente sim, vc vai gostar! =D beijos!!

      Excluir
  2. Vi que você utiliza muito o adoçante Granular que utiliza basicamente Maltodextrina para adoçar (Adoçantes Forno & Fogao), ja li sobre isso algumas vezes e vi que ele realmente engana os que utilizam. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Black Prisma, tudo bom??
      Sim, utilizo normalmente nas receitas que vão mesmo ser aquecidas. Mas não entendi o que vc quis dizer com engana.. =) Seria que engana nosso organismo, ou que estaríamos enganados de que não é um açúcar? De qualquer modo, sei que a maltodextrina é um polimero da glicose, e em uma colher de sopa de adoçante deste tipo, por exemplo, a quantidade de maltodextrina é mínima, e não acho que em uma dieta low carb, prejudica =) Mas caso esteja optando por uma dieta paleo 100%, evite e use o stevia, ou nada! =D Bjos!!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)