terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PICOLÉ DE FRUTAS VERMELHAS - LOW CARB

Oie!!

Como estão todos? Estou esperando com ansiedade que este ano termine logo, e torcendo pra que o próximo seja muito alegre, feliz e saltitante!!

Engraçado ser dezembro e não estar ainda muito quente. Claro, em alguns dias até faz calor, mas no geral, tem estado mais fresquinho. Em um dos dias que esquentou mais, tive vontade de tomar picolé de morango. O problema é que os industrializados estão lotados de açúcar e de outras coisas além, que às vezes nem sabemos o que é. Tem tudo, menos fruta!!

E foi aí que pensei em fazer picolé, já que o último que fiz foi há muitos meses atrás. E olha.. ficou sensação! Claro que mais gostoso que o industrializado, pois é feito com comida de verdade! ;)

Super simples de fazer, como um picolé de frutas deve ser, e refrescante pro seu calor! 




PICOLÉ DE FRUTAS VERMELHAS - LOW CARB

RECEITA 
1 e 1/2 xícara de morango picado;
1 xícara de framboesa (pode ser mais uma de morango ou também outra fruta vermelha que preferir, dando preferência claro pras de índice glicêmico baixinho);
Suco de 2 limões sicilianos (por ser mais suave, mas pode ser outro limão que preferir, só será preciso mais adoçante);
1/2 xícara de creme de leite ou fresco;
1 xícara de água;
1/2 colher de chá de goma xantana;
1/2 colher de chá de cmc;
quanto baste de adoçante líquido para seu gosto - usei 2 colheres de chá.

MODO DE FAZER
Bata tudo no liquidificador até homogeneizar (1 minutinho apenas), e disponha nas forminhas de picolé. Caso não tenha, ou não encontre pra vender as forminhas, pode usar forminha de gelo com um palitinho! :) Depois de umas 6 horas no freezer, já deve estar ok. Pra soltar da forminha, dê uma leve molhada por fora e puxe com cuidado o seu picolé!

Além de bem saudável, é gostoso, simples de fazer e rende bastante picolé, foram 10 ao todo! Pode fazer pras crianças grandes e as pequenas que todos vão gostar!!

Carboidratos:
Receita completa: 14g
1/10: 1,4g

PS: os ingredientes goma xantana e cmc são espessantes e funcionam nesta receita para que o picolé não fique uma pedra de gelo e sim macio à mordida. Você poderá tentar fazer sem, ou, até tentar uma colher de chá de vodka. Só que aí, criancinhas não poderão usufruir. Caso queira, pode também omitir o limão... eu usei por gostar de um azedinho junto!

Beijinhos, e boa semana!!

2 comentários:

  1. Onde encontra goma xantana e cmc? Supermercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tezinha, você encontra normalmente em casas de produtos para confeitaria, ou mesmo, no mundo verde, aquela loja de produtos naturais, sabe?

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)