quarta-feira, 27 de novembro de 2013

WAFFLES DE COCO E FRAMBOESA - LOW CARB & GLUTEN FREE

Oie!!!

Como vocês estão? Eu estou bem... minha mãe chegou!! E é época de natal.. época de ficar mais perto da família (pq durante o ano, geograficamente é bem difícil.. e essa época propicia essa união..).. Além de estar também se aproximando o meu aniversário, que eu adoro comemorar. 

Quanto ao que não é tão bom assim, a gente respira fundo, sorri, procura soluções e releva o que pode..  Tem muita coisa boa na vida da gente pra compensar o que faz mal. 

Uma dessas coisas boas, é ter uma mãe que sabe o quanto eu adoro cozinhar e me trouxe do Canadá (trouxe pra mim e pro meu irmão mais novo, na verdade), uma maquina de fazer waffles. 

Eu já estava há tempos com vontade de fazer waffles, mas, sem o aparelhinho não era possível. E aí cheguei domingo em casa e pesquisei idéias pra fazer uma receita, que levasse farinha de coco, ovos e framboesa.. e cheguei na receita abaixo, que claro, pode ser aumentada ou reduzida, respeitando a proporção de aumento dos ingredientes. 


WAFFLES DE COCO E FRAMBOESA - LOW CARB e GLUTEN FREE
6 colheres de sopa de farinha de coco;
3 ovos grandes;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio - ou fermento químico;
1 xícara de leite de coco;
2 colheres de sopa de manteiga amolecida sem sal;
1 colher de chá de adoçante líquido (prefira sucralose ou stevia);
1/4 de xícara de framboesas picadas (ou outra fruta vermelha que preferir);

Para as caldas de coco e framboesa:
Framboesa:
1/2 xícara de água;
1 xícara de framboesas;
1 colher de café de adoçante líquido (prefira sucralose ou stevia);
1 colher de café de CMC;
Coco:
1/2 xícara de leite de coco;
1/2 xícara de creme de leite fresco.


MODO DE FAZER
Prepare inicialmente as caldas. A de framboesa, leve tudo, menos o adoçante, ao fogo alto, por cerca de 3 minutos, ou até desfazer as framboesas e engrossar levemente. Junte então o adoçante e reserve. 

A calda de coco, é só bater em ponto de chantilly mole o leite de coco e o creme de leite. Reserve também. As caldas podem ser feitas com um tempinho de antecedência, pra ficarem geladas. Fica mais gostoso. 
Para os waffles, bata os ovos até ficarem amarelo claro, e fofos. Junte a farinha de coco, o fermento e incorpore com delicadeza. Junte o leite de coco com a manteiga, até ficar homogêneo e misture à massa. Por fim, junte o adoçante e as framboesas picadas. 

Aqueça sua máquina/ferrinho/aparelho de waffle, seguindo as instruções do fabricante. Esta que a minha mãe trouxe, é tipo aparelho elétrico de tostex, antiaderente. Passei um pouquinho de manteiga em ambos os lados. 

Assim que estiver bem quente, despeje cerca de uma concha pequena de massa em cada lado, e após cerca de 4 minutos, ou até dourar, retire com uma espátula de silicone (é a melhor forma de fazer isso, acredite!).  

A receita com a quantidade acima rende 4 waffles, ou, 'duas ligadas de máquina'. Após tirar da maquininha, despeje as caldas por cima e seja feliz!! =D 

Eu gosto quente, e acho que frio fica borrachudinho. É legal o quente do waffle com a calda gelada por cima.. hmmmm!! Hoje farei de novo!

Carboidratos:
Receita completa, sem calda: 8g aproximadamente
só a calda: 7g aproximadamente (a de framboesa, pois a de coco não tem carboidratos).
por 1/4 de receita com calda: 3,75g


Beijos e boa semana pra todos!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)