quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TRUFA DE CACAU LOW CARB

Oie!! Que semana doida... aliás, que semanas doidas. Pra vocês tem passado rápido também? Não sei se é o trabalho, se é a vida corrida, se foi a tpm.. mas enfim, já é quinta e eu nem vi passar a segunda. 

Bem.. como eu mencionei, estive com uma tpm brava. Dessas de querer comer todos os chocolates do mundo, e de querer esbravejar com o mundo - depois de comer todos os chocolates. 

Como chocolate em si, aquele cheio de açúcar, passa longe da minha vida, decidi fazer trufas. Isso mesmo. Daquelas chiques, tipo de bomboniere.. só que claro, low carb. E o melhor de tudo, são incrivelmente fáceis de fazer!

Adaptei a idéia de uma amiga, mais uma receita de um chef espanhol, o Ferran Adrià... e o resultado foram essas lindas bolinhas aí debaixo! =D




TRUFA DE CACAU LOW CARB
100g de chocolate 85% cacau;
100ml de creme de leite fresco;
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga gelada em cubinhos;
gotinhas de adoçante
1 colher de sopa de bourbon (pode ser outra bebida destilada sem açúcar).
Para passar as bolinhas, lascas de amêndoas picadinhas, cacau 100% e coco ralado. Deixe cada uma em um pires, já à sua disposição pra hora de finalizar. 

MODO DE FAZER
Em um refratário médio, que possa ir ao microondas, leve o chocolate picado em pedaços pequenos, por 20 segundos, tire, mexa com uma colher seca, e leve mais 20 segundos. Mexa bem, e deverá incorporar e estar derretido. Reserve. Em uma chaleirinha, aqueça o creme de leite até levantar fumacinha. Não deixe ferver. 

Agora, aos poucos você irá despejar o creme no seu chocolate derretido, e mexer, despeja, mexe, despeja, mexe.. sempre com delicadeza, e com o objetivo de homogeneizar. Mas Gabe, isso não é ganache?? Simm!! A base da receita original de trufas de cacau, é sempre uma ganache. 

Bem, feita a ganache, misture a manteiga e mexa delicadamente até incorporar. Junte o adoçante e a bebida, dando a última mexida até tudo estar por igual e lisinho. 

Agora, cubra com um plástico filme e leve ao freezer, por cerca de 20' a meia hora. Vá checando aos poucos, pois a máxima de que em cada casa o tempo varia, é a mesma da do fogão. 

O que você deve esperar, é que esteja uma massa consistente e que quase dê pra enrolar com as mãos. Aí, com a ajuda de uma colherzinha e com as mãos também, vá moldando e rapidamente, passando nas coberturas. Quando a massa entra em contato com a coberturinha, é mais fácil de moldar com as mãos - limpas, faz favor! ;D. 

Pronto, aí você pode colocar em forminhas de brigadeiro, e servir que ninguém vai dizer que não são trufas compradas heheh. 

Rendeu 26 trufas! - o Du comeu em 2 dias, pq segundo ele, não parecia comida de dieta. 

Carboidratos:
Receita completa: 18,9g
Por trufa: 0,7g. 

PS> enquanto escrevia, pensei em coisas tipo, rechear com amêndoa, passar nozes moídas em cima, rechear com amora... tantas idéias boinhas!!

Bom apetite!!

Um comentário:

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)