sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PÃO-TORTA DE QUEIJO - LOW CARB

Oie!!

Que semaninha rápida essa, hein? Já é praticamente sexta de novo, e eu pensando que era quarta ainda.. 
Bem.. agora falando de comida gostosinha, confortável, daquelas que a gente adora na TPM. Essa eu acabei de fazer, e a idéia veio da receita de um blog que eu adoro, o All Day I Dream About Food, de uma mulher americana, que tem intolerância ao glúten, e decidiu mudar a alimentação da família toda para low carb/no gluten. O blog é lindo, e as receitas super apetitosas. Vejam a receita aqui (só clicar no 'aqui').

Como aqui no Brasil muitos dos ingredientes não são tão fáceis de encontrar, modifico um pouco, de acordo com o que tenho em casa, e normalmente funciona bem. Nesse caso, modifiquei a receita em proporções também, mas não ficou menos apetitoso, e garanto que está uma delícia! ;)



PÃO-TORTA DE QUEIJO - LOW CARB
RECEITA
1 xícara de farinha de amêndoas (compro a amêndoa sem cascas e processo no processador);
1 e 1/4 de farinha de linhaça dourada;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de ervas finas;
1 pitada de pimenta do reino;
1/2 xícara de manteiga derretida;
3 ovos batidos ligeiramente;m 
1 xícara de creme de leite fresco;
1 e 1/2 xícara de queijo ralado - prefira queijos amarelos, mas com sabor mais suave e menos salgado. Nesse, eu usei metade queijo minas padrão, e metade gruyere.

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno em temperatura média, e unte com azeite (ou manteiga), uma assadeira de 25 por 25 cm. Coloque a assadeira no forno (eu segui esse passo da Carolyn no blog que eu citei, e não sei se faz diferença, mas acho que sim). 

Prepare a massa. Junte todos os secos (menos 1/2 xícara de queijo) em uma tigela, e junte à mistura os ovos batidos, na sequencia, a manteiga e o creme de leite. Mexa bem, um garfo ou fuet é melhor, pra poder deixar bem homogêneo. 

Com cuidado, retire do forno a assadeira, espalhe a massa, e por cima, polvilhe o restante do queijo ralado. 
Deixe no forno por cerca de 20 minutos, ou, até estar como a foto, um pouco mais marronzinho nas bordas, e com o queijo gratinado. 

Ficou muito saboroso, e eu recheei com mais queijo cremoso picante. Enquanto eu comia, tive uma idéia já pro próximo> pedacinhos de bacon crocantes no meio. Já pensou??

Comi com groselha diet, feita com água com gás. Rende 8 pedaços bem generosos. 

Carboidratos: 
Receita inteira: 8g



Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)