quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NHOQUE LOW CARB

Oe!!! 

Parem tudo o que estiverem fazendo e leiam essa receita. É sério! Hahah.. me empolguei por ter sido tão boba e simples de fazer e ao mesmo tempo, tão saborosa.. e TÃO low carb!

Como pode? Bem, eu procurei na internet hoje alguma idéia de 'gnochi' low carb. O nhoque é feito normalmente de batata, ou mandioquinha, e leva bastante farinha de trigo. Como lidar com um nhoque que não leva nenhum destes ingredientes? 

Ocorre que eu achei uma receita italiana, que é na verdade um nhoque de ricota... que não leva ou leva pouquíssima farinha. Chama-se Gnudi, que seria uma alusão ao fato de ser nude, ou seja, é como o recheio de um ravioli sem a 'capinha' do ravioli. Opa! Era disso que eu precisava pra desenvolver a minha receita!

E assim, mudei algumas coisas e fiz na sorte. Que bom que deu mais que certo, confira na foto e na receita abaixo!



NHOQUE LOW CARB
RECEITA
1 pacote de ricota - procure marcas zero carb - usei a balkis;
1 ovo ligeiramente batido;
1/2 xícara de queijo ralado;
5 fatias de provolone desidratado (pode substituir por mais umas 2 colheres de queijo ralado, usei isso pq tinha em casa);
2 colheres de sopa de farinha de soja;
3 colheres de sopa de farinha de amêndoa (só processar amêndoas sem casca);
1 colher de café de goma xantana (ajudará na consistência e na liga da massa mas é opcional);
Ervas finas a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 colher de sopa de farinha de trigo.

MODO DE FAZER
Em um processador, processe o provolone (ou as 2 colheres de queijo ralado), as farinhas de soja e amêndoa e a goma xantana. Misture metade desta mistura à ricota, junte o ovo, o queijo ralado, os temperos e com as mãos - mais uma vez, esse é o melhor instrumento - misture tudo muito bem, até ficar bem homogêneo. Ficará uma massa relativamente fácil de trabalhar. 

Com as mãos - de novo! hehe - faça bolinhas médias com esta massa, e vá colocando em um prato grande. Quando finalizar (rende cerca de 40 bolinhas como as da foto), misture o restante da mistura de farinha de soja, amêndoa e queijo com a colher de farinha de trigo, e passe as bolinhas nessa mistura, com cuidado. 

Pressione bem levemente cada bolinha, pra incorporar bem as farinhas, e deixe descansando para firmar bem por 20 minutos, no freezer (não é pra congelar!).

Enquanto isso, prepare seu molho. Opte por molhos low carb. Neste caso, fiz com tomates enlatados, sem adição de acúcar, manjericão, cebola e temperos. Ficou bem saboroso.

Após os 20 minutos, inicie a preparação do nhoque. Quando eu iniciei a receita, não sabia se iria fazê-los como o nhoque tradicional, ou de outra forma.. e assim, tentei com 2 bolinhas 2 jeitos diferentes> na água fervente, como o convencional, e na frigideira antiaderente, grelhando com azeite. Ambas deram certo, mas a segunda opção foi a que deixou com melhor sabor e consistência. 

Assim, grelhei as bolinhas no azeite por 3 minutinhos em cada lado (vire com bastante cuidado), e servi com o molho. Quer receita mais simples, e ao mesmo tempo, mais requintada!? Amamos aqui em casa, e faremos outras vezes!!

Carboidratos:
Receita completa sem molho: 10g
por 1/4 sem molho: 2,5g

Bom apetite! ;)

3 comentários:

  1. Flooor... amei a receitaaa! Vou tentar faz no fim de semana! =)
    Uma pergunta só... você sugere algum substituto pra farinha de soja? Como sou paleo não como soja! Hehehe

    Bjs e parabéns pelo blog! É demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Camila, tudo bom?? Faz sim, é uma delícia!
      ehehe.. eu tenho aos poucos tentado ser o mais páleo possível.. eu acho que talvez dê pra tentar com a farinha de coco.. pode ficar com um leeeve sabor de coco, mas se vc misturar com um pouquinho de sal, pimenta do reino e alho moído, amenize.. vou tentar fazer assim também e te digo depois se deu certo!!
      Beijos e super obrigada pela visita!! =) volte sempre!!

      Excluir
  2. Qual ricota que você usou? É o creme ou o queijo mesmo?

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)