sexta-feira, 19 de julho de 2013

FINANCIER LOW CARB

Oieee!!! 

Hoje eu recebi um presente muito legal! A Guida, minha prima, me enviou 2 produtos que eu procuro muito por aqui em sp, e nunca acho! Um deles é a farinha de castanha do pará (ou do brasil), que tem um teor super baixo de carboidratos, e outro, mais importante ainda, é a goma xantana!! Este último é um espessante alimentício, que ajuda a dar a liga que o glúten dá em pães, bolos.. ou mesmo, fazer com que os cremes e sorvetes engrossem e fiquem fofinhos! Além de ser 0g de carbs, pode ser empregado em muitas coisas, salgadas e doces. 

Um sonho low carb - hahaha que brega!! Mas é mesmo! =D

Bem, tendo dito isso, já fazia tempo que eu estava com vontade de tentar fazer um bolinho pequenininho, que vem junto com o café no Garcia e Rodrigues.. que eu adoro!! Mas o de lá, tem farinha de trigo, e tem açúcar (embora a maior parte seja farinha de castanha).. 

Nada que não possa ser substituído por outros ingredientes, né mesmo?? Tentei, e olha, funcionou! Obaaa!!


FINANCIERS - LOW CARB
1 xícara de farinha de castanhas ou amêndoas - aqui usei de castanha do pará;
5 colheres de sopa de adoçante granular (dos granulares, que a quantidade é a mesma do açúcar);
1 pitadinha de sal;
1 colher de café de goma xantana (é opcional.. mas melhora a consistência);
2 claras de ovo;
5 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
20 gotas de adoçante líquido;
2 colheres de café de essência de amendoa - pode substituir por outra que gostar.. laranja deve ficar bem bom!;
1 colher de café de essência de baunilha.

MODO DE FAZER
Separe forminhas de silicone que podem ter o formato que você mais gostar - uma dica boa, é comprar forminhas de gelo ou de bombom de silicone, so se certifique de que podem ir ao forno, isso vem escrito na embalagem normalmente. Essas eu comprei em mercado, e custaram 10 reais cada. Como são de silicone, não precisa untar. 

Preaqueça o forno em temperatura média - uns 200 graus - e inicie a massa. Junte os ingredientes secos, e misture bem. Junte o adoçante líquido e as essências com a clara e misture aos secos, com uma colher ou fuet. Ficará uma massa meio grudenta e aglomerada. Aos poucos, junte a manteiga e misture bem, até virar uma massa, que parecerá de cookie. 

Com a ajuda de 2 colherzinhas pequenas, vá depositando a massa nas forminhas, e leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutinhos. Pra ver se está pronto, é só espetar palitinho e ver se sai seco. No meu forno foram 13 minutinhos. 

Espere esfriar, e desenforme!! Pronto! Você pode servir com café, com sorvete, com o que quiser!


Hmmm!!



Carboidratos:
Receita completa> 7,8g
Por 1/26> míiiseros 0,3g 

Beijos, bom final de semana low carb pra vcs! =D 



2 comentários:

  1. Oi Gabe! Acabei de fazer a receita! Obrigada! Só achei que ficou um pouco doce demais... acho que dava pra levar umas 3 colheres de adoçante só

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)