segunda-feira, 24 de junho de 2013

TRUFA DE AMENDOIM LOW CARB

Boa noite!!

Hoje fez um dia típico de inverno paulista, do jeito que eu gosto. Estou no meu sofá, com o Du e as gatas, bem confortável, tomando um cházinho de maçã!

E lembrei de postar mais uma das receitas que fiz recentemente, invenção minha.

Senti esses dias uma vontade bem grande de comer bombom, desses tipo trufa, bem saboroso, com um recheio diferente.

Pensei um pouco.. e cheguei na receita que posto aqui, muito gostosinha e que sacia vontades de doces mais elaborados! =)





TRUFA DE AMENDOIM LOW CARB

RECEITA
Massa:
4 colheres de sopa de manteiga;
5 colheres de sopa de manteiga de amendoim sem açúcar;
1/2 xícara de amendoim torrado e triturado*;
2 colheres de sopa de sucralose em pó;
1 colher de chá de essência de baunilha;
caso prefira, ajuste a doçura com umas gotinhas a mais de adoçante líquido.
Para cobrir:
1 colher e meia de sopa de manteiga;
1 barra de chocolate amargo (uso o 85% da Lindt);
1 colher de café de essência de baunilha;
gotinhas de adoçante (cerca de 20).

MODO DE FAZER
Prepare uma fôrma grande (que caiba no seu freezer) com papel laminado ou papel manteiga. Derreta as duas manteigas no microondas, por cerca de 20 segundos, e misture com o restante dos ingredientes da massa. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro pequeno, untando a mão com manteiga, e dispondo-as na fôrma. 

Após fazer as bolinhas, deixe no freezer por cerca de 1 hora, ou até que estejam quase congeladas por inteiro. 

Enquanto isso, prepare a cobertura. Pique o chocolate em um refratário que possa ir ao microondas, e leve de 20 em 20 segundos, até que esteja derretido. Vá mexendo a cada tirada do microondas com uma colher totalmente seca. Após derretido, misture a manteiga, essência e adoçante e mexa até dissolver bem a manteiga. Reserve. Caso esteja mais consistente na hora que for cobrir os bombons, leve por mais 15 minutinhos no micro. 

Para cobrir os bombons, espete com um palito de dente, com muito cuidado, e cubra com o chocolate derretido, virando bem o palito para não ficar com excesso. 

Disponha novamente cada bombom na fôrma e após cobrir todos, leve novamente ao freezer para firmar. Quando estiver próximo do final, pode ser que os bombons estejam um pouco moles.. e só levar mais um pouquinho no freezer (eu não precisei, pq estava um dia frio). Ah! Sobra 1/3 da cobertura de chocolate, que vc poderá guardar pra outras receitas.

Rendeu 28 trufas/bombons (trufa é mais chique hahaha). Conserve por uma semana na geladeira, ou por um mês no freezer. Dá um tico de trabalho, mas compensa muuuito. Garanto! =)

Carboidratos>
Receita toda, valor aproximado: 40g
Por bombom: 1,4g

*você pode comprar amendoim já torrado e triturado em alguns supermercados, se não encontrar, é só torrar no forno por cerca de 25 minutos, esfregar um pano para soltar as cascas e processar no processador de alimentos

Bom bombom! =D

10 comentários:

  1. Gabe, boa tarde!! Te encontrei no blog do Dr. Souto!!
    Queria muito a sua ajuda. Queria saber como funciona esta dieta low carb, tem algum site que encontro o que se pode comer e o que não pode. Tem qtde mínima de carboidratos? Posso comer frutas?
    Por favor, me de uma ajuda. Meu e-mail é robertamachado1986@gmail.com
    Bjos e Obrigada!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Roberta, tudo bom?? Que bom que me encontrou! =)
      Te ajudo sim. Aliás, será mais um complemento, posso dar dicas do que fiz, e como mudei a alimentação, mas o próprio Dr. Souto tem também dicas muito boas!

      Primeiramente, percebi que precisava fazer algo, e procurei sobre dietas eficazes pra quem gosta muito de comer.. hehe.. parece besteira, mas é. Eu NAO consigo fazer dieta se for restrita de alimentos.. e assim, procurando aqui, e ali, encontrei informações sobre a Dieta Cetogênica. Tem muitos sites no google se vc pesquisar.. porém, foi a partir dessa dieta que eu comecei a restringir os carboidratos, mas sempre encontrando uma forma de compensá-los. Pesquisei muito e encontrei diversas substituições para amidos, farinhas de trigo.. como por exemplo: farinhas de coco, de linhaça, de amêndoas, de amendoim, para o leite, substituí por creme de leite fresco, para os lanchinhos, substituí por castanhas, peperoni e bacon assados.. e assim por diante. Tem muita coisa bacana que pode ser feita para transformar o que é uma alimentação rica em trigo, açúcar, glúten e amido, em uma dieta rica em gorduras! =) É muito fácil quando vc pega o jeito e se transforma em algo muito recompensador. No meu caso, foram exatos 26 quilos em 9 meses. Vamos trocando informações, te mando email também!

      Beijos, eu que agradeço por vir aqui me visitar! =)

      Excluir
    2. Oi Gabe!! Tudo ótimo na minha nova rotina!!! hehehe
      Muito obrigada pelas dicas tá!!

      Um grande beijo! Roberta

      Excluir
    3. Oie Roberta!! Tudo bom??

      Que bom que está tudo bem? Temos que ser firmes! =)
      Uma dica legal pra vc, se sentir vontade de sobremesa, é picar meia xícara de morango (morango e outras frutas vermelhas são permitidos em quantidades pequenas, pois possuem pouco índice glicêmico), com creme de leite fresco gelado batido com um pouco de adoçante. Fica muuuuuito gostoso! =)

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá adorei seu blog!!Tbm tenho um e faço deita low carb...bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dé!! Que legal! Vou visitar o seu também! =)
      Bjos!!

      Excluir
  3. OLA GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA COM VOCE EM RELAÇÃO A AMENDOIM.
    ELE É PERMITIDO? SALVO ENGANO HAVIA LIDO QUE NÃO.TEM UMA OUTRA RECEITA QUE VI QUE VAI MAIZENA TB QUERIA SABER SE É PERMITIDA?E QUE AINDA ESTOU NA FASE DE BUSCAR CONHECIMENTO ANTES DE COMEÇAR A DIETA E QUERIA FAZER ESSAS RECEITAS QUE ACHEI PERFEITAS....
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Eu acabo fazendo o cálculo de quantos gramas de carboidratos têm os alimentos.. nos locais em que li, qualquer amêndoa/castanha era permitida pra mim, comi coisas com amendoim a dieta toda ano passado, e emagreci 26 quilos, então, acho que ok, né? A Maizena, por outro lado, não pode. No entanto, acho que foi no picolé que vc viu, certo? Usei 1 colher de chá, cerca de 5g de carbs.. como rendeu 12 picolés, 0,4g de carbs da maizena por picolé. Achei que funciona bem assim, mas vou testando também e procurando sempre ingredientes mais low carb que encontro.. =) e obrigada pelo elogio das receitas, faça algumas e me conte depois como ficaram!!! Beijos!!

      Excluir
  4. Boa noite... Comecei a duas semanas a dieta lowcarb que pra mim será meu estilo de vida to amando todas as dicas, preciso eliminar 20 kg depois de duas gravidez to bem confiante tenho aprendido muito todos os dias um passo de cada vez,restringir os carbos tem sido difícil pois trabalho em loja de produtos naturais por outro lado ta sendo fácil pois tenho todos os ingredientes a mão, pense biscoitos,doces,chocolates na minha frente o dia todo e eu me mantendo firme... Muito obrigada por todas as dicas...buss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Heveling!! Que ótimo, fico feliz que está funcionando!!! Continue firme que vc chega lá! Beijos!!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)