quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LOW CARB STRAWBERRY & APPLE CRUMBLE

Oie!!

Véspera de feriado chegando em casa às 22:30, mas nem por isso, com menos vontade de fazer uma receitinha que eu sempre via em fotos, e não sei se é natalina ou não.. se é originalmente americana ou não... mas sei que parecia apetitosa e reconfortante. 

É o crisp, ou crumble.. que é um prato doce assado, de frutas - geralmente vermelhas - com uma farofinha crocante por cima. 

A receita original leva farinha de trigo e açúcar, que pode ou não ser mascavo.. mas como a proposta desse blog e da minha alimentação é encontrar alternativas low carb, adaptei a receitinha pra essa daqui! Lembrando que morango e maçã são frutas com baixo índice glicêmico, e podem ser consumidas com moderação em uma dieta low carb!






LOW CARB STRAWBERRY & APPLE CRUMBLE

RECEITA 
1/2 maçã média em fatias - pode ser verde, nacional.. dê preferência para as mais azedinhas;
100g de morangos lavados e cortados ao meio;
1/2 limão espremido;
6 colheres de sopa de  adoçante culinário* - ou 6 pacotinhos de adoçante;
2 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas light ou diet;
2 colheres de sopa de farinha de coco;
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas;
3 colheres de sopa de farinha de linhaça; 
10 castanhas do pará - ou qualquer noz que você preferir/tiver - picadas grosseiramente;
2 colheres de sobremesa de manteiga gelada;
1 colher de chá de essência de baunilha;
Canela a gosto.
*o adoçante deve ser aquele que uma colher de sopa equivale a uma colher de sopa de açúcar comum!


MODO DE FAZER
Preaqueça o forno na temperatura média a alta antes de iniciar o preparo. Lave e corte as frutas, a maçã pode ser fatiada com casca ou não. Disponha as frutas em uma assadeirinha rasa, pode ser um pirex também que possa ir ao forno, e cubra-as com o limão espremido. 

Para o crumble/farofa, misture os secos a seguir: 3 colheres ou 3 pacotinhos de adoçante e as farinhas e adicione a manteiga. Nessa hora, se não gostar de sujar as mãos, coloque uma luvinha de silicone. Com as pontas dos dedos, incorpore os ingredientes, até virar uma farofinha, e adicione então a baunilha, um pouco de canela e as castanhas picadas. 

Volte para as frutas, e adicione as duas colheres de geleia, salpique o adoçante por cima de todos os pedaços de frutas, bem como mais canela. A geleia é opcional, nem tinha na receita original.. mas achei que daria um gostinho a mais. Com a ajuda de uma colher, incorpore os temperos nas frutas e ajeite-as no fundo da assadeira, cobrindo por igual. 

Com as mãos, cubra as frutas com a farofinha, por igual, até ter praticamente escondido o morango e a maçã. Polvilhe mais canela e leve ao forno por cerca de 35 minutos.

E está pronto! Melhor se consumido quentinho. Você pode variar as frutas, fazer na noite anterior para esquentar e comer no café da manhã, acompanhado de creme batido, e um cházinho! Hmmmm!!

Carboidratos: 
a receita toda contém cerca de 28g. Essa quantidade dá para umas 5 porções. 

Beijos, bom feriado a todos! 

3 comentários:

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)