sábado, 14 de julho de 2012

PÃO DE FARINHA DE COCO - LOW CARB

Oie!


Quinta-feira fiquei com vontade de pão com manteiga.. aí pensei em fazer um pão meio bolo salgado, com a farinha de coco! Eu fiz, e não é que deu certo?

A receita tem poucos ingredientes e é super fácil.. achei em alguns blogs algumas receitas e modifiquei pra fazer com tudo que eu tinha aqui.

Ficou fofinho e com gosto bem bom, salgadinho!


PÃO DE FARINHA DE COCO - LOW CARB

RECEITA


  • 12 colheres de sopa de farinha de coco;
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 5 ovos* em temperatura ambiente;
  • 1/2 xícara de manteiga quase derretida (uns 20s no microondas dá, mas não pode deixar a manteiga quente!) - você pode usar com ou sem sal... como eu queria salgadinho, fiz com sal;
  • 2 colheres de sopa de adoçante de sucralose, ou mel ou açúcar refinado ou açúcar mascavo - IMPORTANTE - caso for usar qualquer outro adoçante, seja muito cauteloso, pois dependendo da quantidade, pode ficar doce de mais. Recomendo mesmo só esses.


MODO DE FAZER

Preaqueça o forno à uma temperatura de 180°  e cubra uma fôrma de bolo inglês com papel vegetal/manteiga.

Junte em uma tigela a farinha, o fermento e o sal, e reserve. Em outra tigela, bata na velocidade baixa da batedeira os ovos, a manteiga e o adoçante, até estar tudo bem homogêneo. Isso são cerca de 1 minuto e meio, a 2, no máximo. 

Misture os secos nessa tigela, até tudo estar unido, e despeje na assadeirinha. 

Coloque para assar no forno, por cerca de 35 a 40  minutos (sempre depende do seu forno.. começe a olhar a partir de 30 minutos). 

Tire do forno quando estiver levemente dourado em cima!

É delícia com manteiguinha, com geleia e amendocrem! =D


Carboidratos
Receita inteira> 15,5g
Dividi em 12 fatias de> 1,3g

* eu sempre uso ovos da marca Korin, são 0g de carboidratos, e sempre estão em ótimo estado, com a gema certinha e a clara bem espessa! 

40 comentários:

  1. eu fiz o pao e ficou maravilhoso.como não posso comer glutem esse pão me ajuda muito no meu café da manhã.até o meu marido gostou,pode?agora tenho que fazer pra mim e ele.rsrs.muito obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!Que legal!! Que bom que deu certo a receita, é realmente uma super ajuda, não é mesmo!?? Teste tambem as outras receitas, como a panqueca e a pizza, também não possuem gluten!
      Beijos!!

      Excluir
    2. Olá Gabe, segui religiosamente a receita, mas o meu pão não cresceu nada e ficou muito espesso. Usei farinha de côco caseira. O que você acha?

      Excluir
    3. Adorei está receita. Muito obgda por compartilhar. Tbem vou fazer, assim que fizer, mando aqui meu comentário. Ok. Gratidão.

      Excluir
    4. Pode substituir a manteiga por azeite?

      Excluir
  2. Vixe esse tem cara de é show! Não sinto muito a falta do pão não, mas se não variar a dieta (ou estilo de vida low carb), corre-se o risco de ficar monótono.

    Gostaria de tirar um dúvida: seu uso stevia líquido, quantas gotas você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marcio, tudo bem?
      Ficou mesmo bem gostoso este pãozinho. Essas receitas todas eu vou fazendo justamente pra alimentação não ficar monótona!

      Sobre o Stevia, nessa receita eu nunca usei.. mas considerando que é um adoçante líquido, eu recomendaria umas 20 gotas.. não mais que isso. O adoçante nessa receita é somente para quebrar o salgado, e ficar com sabor bom tanto pra passar geleia, quanto algo salgado.

      =)

      Excluir
    2. Nossa...eu ia escrever "SE EU" uso, não sei pq motivo ficou "SEU" uso. :0

      Obrigado! Vou tentar com 20 gotas

      Excluir
    3. Eu tinha entendido! =) Se fizer, me conte se ficou bom!!

      Excluir
  3. O meu ficou com consistência boa, mas com gosto de ovo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa, tudo bem? Alguns ovos tem mesmo um sabor e cheiro mais pronunciados. Para evitar, tente da próxima vez coar em uma peneira, para retirar a película da gema. Ela é que deixa gosto e cheiro.. =)

      Beijos!

      Excluir
    2. Coloquei extrato de baunilha e ficou show!

      Excluir
  4. Olá. Tem como substituir a manteiga por outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Helene, tudo bem? Tem sim! Você pode usar óleo de coco, óleos vegetais, margarina, gordura vegetal, banha, tudo na mesma proporção. Se usar o óleo de coco, ficará com mais sabor de coco ainda!

      Beijos!

      Excluir
  5. Fiz esta receita ontem e ficou ótima! Hoje o pão amanheceu mais fofinho ainda. O meu só ficou marronzinho, parecendo bolo de chocolate, porque a farinha de côco que uso é mais escura que a sua. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria!!
      Que bom que gostou!! Esse pão é super simples de fazer e fica gostoso, né!? Eu que agradeço pela visita!! Volte sempre.. beijinhos!!

      Excluir
  6. Oi, a minha "massa" ficou muito dura, 'e assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betina, tudo bem?? Não é para ficar muito dura.. pois vão muitos ovos e eles fazem com que a massa fique fofinha. No entanto, se depois de pronto você deixar aberto, e, ainda, se o tempo onde vc mora está seco como está aqui em sp, ela perde a umidade e pode sim ficar seca e dura.. pode ser este o motivo! =)

      Excluir
    2. faça como eu, coloquei 2 colheres de sopa de Leite de coco e ficou beem fofinha

      Excluir
  7. Oi tudo bem!! adorei a Receita!! queria saber se posso usar a forma de bolos (aquela com furo no meio) pois não tenho a forma de bolo inglês rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica, tudo bom?

      Claro, pode usar sim.. precisa untar bem!!
      Ficará um bolo salgado! =)

      Excluir
  8. Olá! Essa é a segunda receita de pão low carb que vou fazer, já que a primeira que peguei de outro blog ficou horrível.
    Vou fazer hoje e depois volto pra dizer como ficou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz e adorei a textura da massa, muito fofinha e leve. Mas o sabor não ficou muito legal, acho que o meu adoçante (usei Adocil) não deu certo com a receita. Eu acho que essa receita fica muito boa como um bolo doce. Talvez na próxima vou colocar leite de coco e não vou colocar sal, assim deve ficar uma delícia hummm

      Excluir
    2. Oie Kelly!! Que bom que deu certo a consistencia! Sobre o adoçante, pode ser a quantidade... diminui e veja se melhora.. bjos!!

      Excluir
  9. Oiii, acho que nao entendi bem, se o adoçante de sucralose é liquido ou em pó.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é em pó o adoçante, aquele que a proporção é a mesma do açúcar (o linea)!! Bjos!

      Excluir
  10. Fiz o pão e adorei! Só não cresceu muito...Ah, e coloquei na geladeira, aí ficou meio durinho. Poderia me informar sobre o tempo e a forma de conservação? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Gente,

    Fiz já contando que não iria ficar muito bom, pois eu usei farinha de coco caseira com 3 colheres de farinhas de linhaça para complementar. Mas pra minha surpresa ficou muiiito bom. Obrigada pela receita!!!!

    Isa

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabe. Fiz a sua receita mas tive um problema o ovo parece que decantou para o fundo da forma... Você imagina o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  13. Olá Gabe. Fiz a sua receita mas tive um problema o ovo parece que decantou para o fundo da forma... Você imagina o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  14. Olá! O açúcar ou adoçante é necessário?

    ResponderExcluir
  15. ola eu acabei de fazer o meu pão mais quando misturei o liquido os secos ficou tipo uma farofa ... rsrsrs é assim mesmo? sera q eu fiz algo errado? vai dar certo?

    ResponderExcluir
  16. A minha massa também ficou igual da Fernanda Carolina, então eu fiz umas bolinhas e coloquei pra assar espero que dê certo.

    ResponderExcluir
  17. O meu também ficou muito estranho. A impressão que tenho é que as claras não se misturaram com o restante da massa, desceu e ficou aparentemente parecido com favos de mel mas com todo o gosto das claras e emborrachado. Quando misturei os secos com os úmidos parece que talhou tudo.

    ResponderExcluir
  18. Será que posso substituir a farinha de cocô por outra?

    ResponderExcluir
  19. Será que posso substituir a farinha de cocô por outra?

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz.... mas o meu ficou seco demais ! nao cresceu e a massa ficou toda sovada... :-(
    Acho que a farinha de coco è muito seca... talvez precisasse de mais gordura ou mais ovos...

    ResponderExcluir
  21. O meu ficou igual ao da Fernanda... Virou farofa... ihhhh...rsrsrs... Não tive muito o que fazer... Ai coloquei na forma e fui pressionando com a mão.... Quando assou o gosto não era ruim...porém parecia uma cocada...kkkk... O que pode ter acontecido??? Acho que muita farinha para pouco líquido????

    ResponderExcluir
  22. A massa ficou parecendo uma farofa bem molhada, com consistência de purê de batata. Eu não tava acreditando na receita, mas deu certo!
    Dá próxima vez vou tentar a versão doce. Fiz com açúcar demerara. Vou aumentar um pouco a quant e diminuir o sal. Acho q coco combina mais com doce ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se colocar uns 100ml de leite de coco tb pode melhorar a receita=)

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)